segunda-feira, 19 de março de 2012

Sobre a plenitude


arte de duy huynh

"Falar é a melhor maneira de se entender", disse Guimarães Rosa ( no delicioso "Primeiras Estórias", se me lembro bem) e eu cito, repito e digo amém. A gente sabe que é assim, mas sabe melhor quando sente o entendimento ali, no ato da fala. Pois sim que estava em almoço palavrado com meu amigo Jeannjeann e me dei conta de algo diferente em mim. Explico. Tive a sorte (if there is such a thing...) de viver bons relacionamentos, de experimentar o amor em doses cavalares com pessoas especiais que me serão sempre queridas. E foi falando, entre pratos e talheres, que ficou claro para mim que o que sinto agora é diferente de tudo que já vivi. O que sinto é que agora tenho uma clareza mais real das coisas. Se antes o amor era meio que tido como algo dado e trazia uma "tranquilidade" por ser floreado com uma certeza ilusória de continuidade, agora ele vive com os dois pés no chão. Ele é questionador. Ele encara as crises de olhos bem abertos. Ele sabe bem das dificuldades e não só das alegrias e entende, com leveza ou pesar, que esse é apenas um dos caminhos entre mil possíveis. Entende que, em termos práticos, se eu quiser é só tirar o anel do dedo, sofrer a já conhecida dor da perda, mudar o passo e esperar passar. Porque já aprendi que passa. Mas aprendi também a entender melhor o todo e entender que o que me rege não é mais a inércia do estabelecido ou o medo do vir-a-ser, pra ficar ou pra correr. Agora entendo que mais que uma opção de risco o amor é uma questão de escolha. E o amor que vivo hoje é simsim escolhido. Todo dia. Sei do bom e do ruim, ponho na balança e escolho. Escolho o que pesa mais: o valor do que dou e recebo, o companheirismo, a sintonia rara, a alegria única do estar junto, o aprendizado, as bobagens festivas, o respeito, o amor em si. Escolho todo dia. Dia a dia. E assim tenho a sorte (if there is such a thing...) de viver o mais pleno dos amores. E o mais gostoso deles também. Lucky me. =) 

...........................................................................................

8 comentários:

  1. Oi Iza, lindo este texto, para mim é uma declaração de amor. Não é uma declaração do tipo conto de fadas - viveram felizes para sempre - soa como que o amor deixasse a pessoa inebriada pelo resto da vida, se o(a) companheiro(a) desse um pum o outro respiraria só porque é do seu amado(a)!!!

    Sou como você, o amor é escolhido todo o dia, dentre as qualidades e defeitos encontramos uma real percepção do próximo, e escolhê-lo assim encontramos a plenitude..... então, sejam felizes para sempre!!!

    abraços e um bom dia!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é uma declaração de amor simsim, paulo.
      agradeço todo dia...

      beijo p'c! =)

      Excluir
  2. Nossa Iza, sorte então! Excelente a maturidade afetiva que você conquistou. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, bem-aventurados aqueles que namoram a clareza mais real das coisas. O saber que descansa o coração, o sentir-sereno das marés de nós. Os olhos servem para aqueles que desaprenderam seus próprios reflexos e hoje veem o mais além do nosso próprio tamanho. Os olhos diminuem o mundo. O Amor o revela na Alma. E que tua Alma seja plena no caminhar dos dias...

      Excluir
    2. nina, sorte para nós todos... os (destemidos)de coração aberto! beijo =)

      Excluir
    3. bonitas palavras, guilherme. certa vez escrevi em um textinho que "o real é pés dançantes em piso escorregadio. só dança a dança quem arrisca o deslize" e cada vez mais me convenço de que é assim mesmo.
      que venha simsim a plenitude no caminhar dos dias... sempre com os pés no real. =)

      beijo!

      Excluir
  3. uau, uau, uau, miau, miau! :D

    vc cita Guimarães, e eu cito a minha fantasia sexual: "porque não existe nada de mais interessante no mundo do que as pessoas. E, se você inventa um sistema de relações que na verdade é um sistema de não-relações, se priva do que há de melhor na vida." C. Calligaris.

    então, por tudo, viva o relacionamento pleno, izaflôr. viva a caminhada, o novo, o processo, e esse post comemorativo, prá gente ler e reler...

    beijo com tin-tin \0/
    Luti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e dá-lhe calligares!!!
      viva viva, minha flor!!
      o beijo com tin-tin foi lindo... vou roubar! rs!

      beijomarelindodiaquecomeça =)

      Excluir