sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Pessoa
Tava lá eu voltando do trampo quando a moçoila da Nacional FM contou que hoje era aniversário da morte de Fernando Pessoa e que o desencarne dele foi em 1935. 1935! Na melhor linha "percebendo o óbvio" fiquei de cara com o fato de ele ter vivido o que viveu e escrito tudo o que escreveu antes de 1935. 1935! E parei pra pensar no quanto o mundo já foi mundo muito antes de agora, muito antes de 1935 e muito muito antes desse antes também. Pensei nisso porque ando deveras preocupada com coisas que me parecem importantíssimas, essenciais e decisivas, como se cada passo ou nãopasso meu fosse o must da relevância para o pleno funcionamento do universo. De certa forma parece ser, mas de fato é não. Vista do macro, a conjuntura estrutural da minha singela vidinha é, bem, só minha singela vidinha. É minha, valorizo, me empenho para vivê-la no seu melhor, na trilha do crescimento, mas é isso. É só. O mundo, que já foi tanto mundo, vai continuar sendo mundo independentemente de eu passar em um concurso melhor ou não, de morar em Brasília ou no Pará, dos joelhos me impedirem de fazer o que tanto gosto, de ter nenhum, 1 ou 15 filhos, de viajar loucamente por mapas ou ficar paradinha aqui contemplando o desenho da capital. Não tô dizendo que é perda de tempo investir nos caminhos do agora e refletir pra escolher como lidar com a mudança de rumos. Longe disso. Mas pensar assim, tendo o macro como perspectiva, faz o hoje ficar um pouco mais leve. Pelo menos pra mim. Pelo menos agora. Aí ali, mãos no volante L2 afora, imaginei o Fernando Pessoa com a minha idade, lá no distante 1924, escrevendo, sendo o Pessoa. E senti meu peito relaxar como há semanas não sentia. Que bonito SENTIR que o mundo tem espaço e tempo para existir todo tipo de Pessoa em pessoas e SENTIR que eles vão seguir fazendo palavra, fazendo música, fazendo amor, fazendo a beleza simples que toca. Muito além das minhas coisinhas, o mundo vai seguir simsim, ói que bonito ( e ói que óbvio também. rs.). Precisa preocupação tão pesada assim não, Izaboba. E Adriana cantou essa no rádio logo após a notícia. Pra musicar a chegada surpresa da leveza. Um presente.

"eu vivo a sorrir, eu vivo a sorrir
pro caso de você virar a esquina
e adentrar a livraria
pro caso de o acaso estar num bom dia
pro caso de o destino me haver reservado a alegria
e o meu fado estar fadado a ser a sua sina

eu vivo a sorrir, eu vivo a sorrir
pro caso de você errar a vereda
e acertar o elevador
pro caso de o acaso estar inspirado
e emaranhar por capricho tempo e espaço
cruzando as nossas linhas soltas num laço

eu vivo a sorrir, eu vivo sorrir
vai que se materializa o meu sonho dourado
vai que me espera com boas notícias o inesperado"


...............................................................................
Fica a dica
trilha sonora yeah. =)

....................................................................................

2 comentários:

  1. Happy new year Izabela!!! I don't wanna expose my addiction in MTA, but MTA will arrive in 2013???

    ResponderExcluir
  2. simsim. e espero que siga em boa matemática 2013 afora, anônimo. =)

    beijobroademinas

    =)

    ResponderExcluir