sábado, 22 de maio de 2010

Tive uma infância pé na estrada.Meus pais não pensavam meia vez antes de encher o belinão com bagagens e filhas para viagens variadas.É claro que se arrependiam no meio do caminho por causa da batalha naval,cantorias ("e bate louco...") ou eventuais brigas. Cansei de ouvir:"Eu vou parar o carro e esquentar a bunda das três!".Sempre achei graça dessa frase(rs!).Muitas e muitas vezes o destino era Monte Carmelo-MG,pra casa da vó Elza.Mas não estou aqui pra falar disso.Quero falar da Tia Elisa,de romãs e de presentes.Tia Elisa era visita constante ali.Adorava sua presença e as conversas dela com a vovó.Eu sentava com elas,duas irmãs jávelhinhas,na porta do casarão e ficava ouvindo e falando e observando o movimento pacato da praça da matriz.Mas Tia Elisa me deu mais.Me deu um presente de que nunca esqueci.Eu tinha lá meus seis anos.Ela me trouxe uma fruta linda,colorida,redonda e completamente desconhecida.Quando a fruta foi aberta,cheguei meu nariz perto daquelas gotinhas com sementes e perguntei o que era aquilo.Minha vó disse:"É uma romã".Achei a romã de uma beleza sem fim e de cheiro único.Levei a tarde toda pra comê-la.Depois disso,Tia Elisa sempre me levava uma romã.Uma vez ligou e pediu que eu fosse até sua casa.Cheguei lá e dei de cara com um pé carregado,pra eu escolher quantas e quais quisesse.Peguei uma só.Era mais que suficiente.E a comi com Tia Elisa,na mesa da cozinha.A romã é minha fruta especial,mas nunca comprei uma sequer.Elas sempre me vêm de presente.Sábado passado mesmo,Tidi abriu uma pra fazer um drinque e encheu minha mão com gotinhas.Fiquei ali,sob o céu da noite de São Jorge,arrastando passinhos forrozeiros com cheiro e gosto de romã.Elas sempre me vêm de presente.E Tia Elisa,vestidinho,bengala e pele pintada,foi quem me deu a primeira.E me deu ainda mais.Teve filhos que tiveram filhos e cá está prima Raquel Amelie.Amelie também é especial.Não pelo laço de sangue,nem por ter sido vizinha de porta (diagonal!) ,nem por cantar lindamente com sua voz verdevermelha. Amelie é amiga pra vida toda pelo que ela é:doçura e companheirismo que não cabem em palavrinhas.Vó Elza e Tia Elisa já estão em outro plano.Eu e Amelie ainda seguimos nesse.E as romãs sempre estarão aqui. Presentes...

2 comentários:

  1. Eita minhaflortodaamarela... Tô aqui, desaguada num chorinho feliz e saudoso...
    Vó Elisa, vestidinhobengalaepelepintada, comidinha e temperos sem-igual e suas amadas romãs, daquele pé carregadinho da José Avelino...
    Tia Elza, sorriso amável e jeitinho de (tia) avó doce, naqueles olhos de jaboticabas que só ela tinha (ah, as jaboticabas do quintal da Tia Elza... essas são um capítulo à parte, não são?!)
    Elas, irmãs... 'tão diferentes e tão iguais"... Só lembranças boas... Obrigada pela doce recordação dessas criaturas que vivem cá, dentro da gente, de maneira tão especial!!!
    Amo vc, prima amada!!!
    AmelieVermelhoVerde, bytheway.

    ResponderExcluir