sexta-feira, 9 de julho de 2010

Soluço

Soluço. Paro. Soluço, paro e volto a soluçar. Quem me conhece sabe que meu soluço é intermitente e dura o dia todo. Não adianta beber água de cabeça pra baixo, prender a respiração, levar susto ou repetir "papopapo soluçopapo" compulsivamente. Ele passa e volta. Herdei esse soluçar do meu avô materno. Diz a lenda que certa vez ele soluçou por três dias. Não o conheci. Desencontramos por pouco aqui nesse plano. Só o vi de dentro da barriga e quando saí ele não estava mais aqui. Mas o admiro pelo pouco que sei dele. Sei que quando voltava da fazenda sempre levava um agrado pra minha Vó.Uma fruta com cara de boa, uma flor bonita. Quando não achava nada de encher os olhos, levava uma folhinha de árvore ou uma pena de ave. Amor puro. Amor leve. Sei também que um de seus grandes prazeres era descascar laranjas. Não para ele, mas para os outros. Ficava feliz quando as visitas aceitavam a oferenda e descascava uma a uma com regalo. Homem de modos simples. Homem sábio. Homem forte. Forte também por ter se casado com a mulher mais firme que já conheci (e mal sabia ele da seqüência feminina que se seguiria dali...). E sei que soluçava. Meu soluço me irrita quando vem. Mas me incomoda mais quando demora a vir. Sinto falta do desconhecido próximo. Sinto falta do Vô Jorginho em mim...
..............................................................................
Vir a ser sempre

"
É na clareza da mente que explode a procura do novo processo
E o que é meu direito eu exijo, não peço
Com a intensidade de quem quer viver e optar: ir ou não por ali
A nossa primeira antena é a palavra que amplia,a verdade que assusta
E a gente repete que quer mas não busca
E de um modo abstrato se ilude que fez
Mas qualquer dia vai ter que ficar definido
O caminho
é mais louco do que já supôs a tal sabedoria
Magia que eu hoje procuro entender"
Oswaldo Montenegro

4 comentários:

  1. aiii
    que textinho lindo Iza!
    é tão bom lembrar, sentir e reviver de algum modo nossos ancestrais né?
    percebi isso em texto. E melhor, como sempre, você colocou em palavras sentimentos BONS que sentimos em relação à nossa família. aiii que esse plano é bom demais!
    Também sou grata e feliz por meus avós maternos e paternos e consigo senti-los com frequência.
    ISSO É LINDO!

    ResponderExcluir
  2. Liiindo, mininex.

    E parabéns tb pelo novo visu do blog! Ficou ótimo!

    Beijos,
    Va.

    ResponderExcluir