sexta-feira, 20 de maio de 2011

meu todo amarelo
na foto: ontem

leminski, pessoa, rosí, mia couto, vá, manoel de barros, maiakovski, pequi, drummond, hc, ary dos santos, mariana botelho, jones, angeiras, ti, bertold brecht, jeann, florbela espanca, quintana, nato, mário pirata, luquericora, clarice lispector (mil vezes), coquine, sanders, kerouac, tito, waly salomão, GG márquez, lalous, paulo mendes campos, tataaa, nietzsche, boris, alicinha, eugênio de andrade,harmonita, fal azevedo (fal fal fal!), elizabeth bishop, rá amelie, gomes ferreira, vi, kundera, little jane, júdice, felipe sanches, gilbert, nath, salinger, bukowski, célio, adolfo collen, césar, carpinejar, ana, muriel barbery, du, hemingway, eliot, sabino, maria paula, veríssimo, sartre, maria, antônio ramos rosa, bia, bloch, caio fernando abreu e tanto tanto, e tanto mais.


1 ano de mta. bonito isso. =)
comecei e recomeço com ele:
" tudo da vida é um país estrangeiro."
jack kerouac
..........................................................................
Trechos esparsos sobre o amor

¨¨
E ali, com a bolsa solta no chão, soltei também em riso meus sinceros agradecimentos pelo desapego natural que impera. O genuíno querer mais a si que ao outro é muitas vezes a expressão máxima da inteireza.


¨¨

Quando ele me deixou eu perdi a vontade de sair da cama, gastei uma quantidade incompreensível de lenços do papel, destrui meu joelho em corridas alucinadas e perdi quase 3 kg. Isso tudo em dois dias. No terceiro eu passei a manhã na piscina, a tarde na biblioteca e a noite dançando leve ao som da bandinha que tocava Roberto Carlos no pub. Aí no dia quatro eu voltei pra cama e comecei tudo de novo. O cerumano é de fato de todo esquisito.


¨¨

Acordei em silêncio cedo, em lençóis brancos, em terras outras. E tudo o que eu tinha de meu foi tomado pela presença distante dele. Tão forte que eu quase o via ali ao lado da cama, esperando que eu o tirasse pra dançar. Esfreguei sem pressa meus pésdesono um no outro e quase estendi a mão. Quase mas não. Ainda não.


¨¨

Ele não sentia ciúmes. E explicava tranquilo dizendo que eu era uma mulher que sabia o que queria e que se estava com ele estava por escolha. Então, o interesse de outros caras era problema meu e não dele. Foi daí que escrevi aquele poema que termina com um "porque não esconde de mim os homens do mundo/ tapando meus olhos sem dó/ e sim deixa claro/ a cada segundo/ que eu encontrei todos eles em um só". E era verdade.

 
¨¨

Ele ligou me convidando para som, cerveja e caldo. E eu, exausta, já estava com o "não" na ponta da língua quando ele disse em tom eufórico que precisava comemorar o que de bom tinha acontecido. Mudei de idéia no mesmo segundo e fui. Para as alegrias genuínas e os sofrimentos urgentes minha resposta é sempre "sim". Sempre.
....................................................................
Só conto o milagre
" E quando começa a sorrir para as plantas, já viu?"
" Esse negócio de ficar descansando é muito cansativo." (juro que no contexto faz sentido)
" A faixa de segurança soy yo." (boa, santo!)
" Quer sair daqui? Fecha o olho."
"Vou gastar a testa." (rs!)
" Todo mundo que passa aqui tá de camisa listrada." (santo no mundo das sombras)
" Eu também tenho chipin musical!" (santo na janela.rs!)
" Lindos patins." (de novo)
" Eu caio fazendo música. Não sou fina nem chique nem quero cair alisando o cabelo, fazendo luzes e vestindo bege." (cantou o santo após cair no palco)
" Sigamos Aquilante! Ele sempre sabe por onde fugir."
" A gente pode tentar manter o exercício que a gente quase faz de tentar sair depois de estar em casa." (sem sucesso até agora...=) )
" Isso foi um espirro ou uma ofensa?"
" Hoje o pedal é daqui até o pastel." (boa!)
" Meu guarda-roupa é tipo o da Mônica." (santo de roupa uma)
" Não sei se eu quero saber o que é farrapenta."
" Se gente importante tivesse nossas idéias..."
" -Quer um biscoitinho?
-Agoranãoeutôocupada." (respondeu com secura enquanto mexia o açúcar do café. tenho medo desse santo ponto.)
" Melhor não. (...) Então vai embora." (mesmo santo. mesmo medo)
" A gente só acordou o que estava adormecido, pq ISSO não se cria não, meu bem."
" Foi mais um fudback que um feedback."
" A gente nem é a gente." (a mais pura verdade)
" A boneca louca voltou de férias?"
" Eu sou hiperativo com comida."
" Tá de um jeito que se toca um alarme de carro mais elaborado a gente já começa a dançar, né? (ói que bonito isso...)
" Ás vezes me dá a impressão que a vida tá tocando sertanejo e a gente tá dançando maracatu." (pois sim.)
" Foi por pura falta do que fazer."
" Eu tinha que desenvolver projeto social lá na puta que pariu 5!"
" Isso é algum arabesco lateral da teoria do amor amplo?" (rs!)
" Tá dentro do leque "sou educado".
" Como que é glúten grelhado? Não consigo nem visualizar." (blé)
"Ah, vai tomar na sua maniçoba!!"
" Eu fico com o vinho e vocês ficam com o haroldo e "a coisa", que é basicamente a mesma coisa." (ai, pára...)
" Eu não tinha nem direito de desejar alguém." (santo falando da sua adolescência)
" Bem, moléstia à parte..."
................................................................................
Palavra

"Palavra prima
Uma palavra só, a crua palavra
Que quer dizer
Tudo
Anterior ao entendimento, palavra
Palavra viva
Palavra com temperatura, palavra
Que se produz
Muda
Feita de luz mais que de vento, palavra
Palavra dócil
Palavra d'agua pra qualquer moldura
Que se acomoda em balde, em verso, em mágoa
Qualquer feição de se manter palavra
Palavra minha
Matéria, minha criatura, palavra
Que me conduz
Mudo
E que me escreve desatento, palavra
Talvez à noite
Quase-palavra que um de nós murmura
Que ela mistura as letras que eu invento
Outras pronúncias do prazer, palavra
Palavra boa
Não de fazer literatura, palavra
Mas de habitar
Fundo
O coração do pensamento, palavra
Palavra
que me conduz
mudo
e que me escreve desatento, palavra"
Chico Buarque

2 comentários:

  1. Nohhhhhhh... num podia ter dia melhor hem... sexta... \o/ aeeeeeeeee... coisa boa... eu cheguei a pouco mas o mta já me trouxe muitasssssss horas gostosas e coloridas aqui :)

    que venhão mais outros e outros...

    comemoremos pois... ao som de chico e ao sabor do que vier...

    Ele não sentia ciúmes... foi o q mais gostei... eu não tenho ciúmes...foi o q ao menos até então... espero continuar assim... nesse discordo de vinicios... pra mim... ciúmes é o mal que afugenta o amor... e por falar em vinicius...

    salve salve vinicius...

    Soneto de aniversário

    Passem-se dias, horas, meses, anos
    Amadureçam as ilusões da vida
    Prossiga ela sempre dividida
    Entre compensações e desenganos.

    Faça-se a carne mais envilecida
    Diminuam os bens, cresçam os danos
    Vença o ideal de andar caminhos planos
    Melhor que levar tudo de vencida.

    Queira-se antes ventura que aventura
    À medida que a têmpora embranquece
    E fica tenra a fibra que era dura.

    E eu te direi: amiga minha, esquece...
    Que grande é este amor meu de criatura
    Que vê envelhecer e não envelhece.

    ResponderExcluir
  2. pequipequi!!!
    meu comentarista maisquefiel!!
    obrigada pelas doces palavras, querido... e agradeço também pela sua presença aqui e na vida, sempre trazendo leveza e riso bom.
    AMEI o soneto do vinícius!
    e simsim "que venham mais outros e outros"... =)
    beijogrande p'c!

    ResponderExcluir