quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Lagoa Paraíso
em jericoacoara, ceará.

com emoção, please. =).
....................................................................................
Seu Pedro e o nãoárido
Na jardineira que pegamos pra ir à Lagoa Paraíso (a lagoa faz que faz jus ao nome simsim) conhecemos o Seu Pedro, um senhor que dividiu conosco a chacoalheira areada do caminho até lá. A fala dele era tão desarticulada que não dava pra entender nem uma palavra. Imaginei que ele deveria ter alguma limitação, que não conseguia se fazer entender mesmo e lancei mão do bom e velho "smile and nod". Até que ele cantou um pedaço de música, sílaba por sílaba, com perfeição. Perfeição! Aí lembrei-me daquela história de que gagos não gaguejam enquanto cantam e fiquei ali tentando decifrar aquele padrão bizarro de encadeamento dos sons, tentando identificar se ele era de fato gago. Até que entendi. Entendi! Entendi uma palavra e depois outra e num estalar de dedos, como que num feitiço quebrado, as frases todas se espalharam em clareza, em lógica perfeita. Ele dizia palavras sobre o que percebeu ao olhar pra mim e pro Fred. Palavras doces. Foi um presente. Não só pelo que ele disse mas também, e especialmente, pela beleza do entendimento, do contato que se deu ali. Seu Pedro insistiu e repetiu até que eu conseguisse chegar a ele e eu quase virei do avesso tentando compreendê-lo. Nenhum desistiu do outro (esse outro ali tão diferente). Lembrei-me daquela cena que amo do "Árido Movie" e agradeci em silêncio por não ter havido nem preguiça nem preconceito por qualquer dos lados. Senti vontade de chorar mas não chorei. Apertei a mão do Fred, aguando aquela alegria genuína pelo tato, e a gente desceu da jardineira ainda mais feliz, pisando leve na areia do Paraíso.

....................................................................................................

4 comentários:

  1. moça, nunca vi este filme, mas as frases faladas neste trecho que você postou merecem um post... SE eu roubá-las e escrever algo a respeito, te darei crédito ok?

    ah sim... "e quanta coisa está embaixo do nosso nariz e a gente nem vê?" <= pergunta eterna...

    beijos e bem-vinda de volta... fez falta... IÊI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. karina, na minha opinião esse filme é excelente, mas essa cena é TODA sensacional. sei de cor. rs. e ela prova ainda mais sua riqueza a cada vez que se faz presente nas situações por que passo. e são muitas, acredite.

      ESCREVA ESCREVA ESCREVA! =)

      obrigada pela visita e pelo carinho, amiga. tb senti falta docê...

      beijofinzinbomdetarde

      Excluir
  2. Interessante, pois deste texto me lembrei do episódio de turistas tentando entender um guia estrangeiro em outro país. Nunca pensei que isso ocorresse no nosso país! Obrigado por compartilhar! Um Abraço!

    ResponderExcluir
  3. que bom que gostou do texto, paulo!

    e ó, vc tá brilhando cada vez mais nas fotocas, viu? =)

    abraço procê tb e cuidado com esse chuvão de meu deus aí!

    ResponderExcluir