quinta-feira, 22 de julho de 2010

Diz pra eles,Muriel...

"Chuva de verão.Aos poucos ele libera seus movimentos do entrave de sua vontade,entra no leve transe que dá aos gestos a perfeição dos atos mecânicos e conscientes,sem reflexão nem cálculo, e a foice parece manejada por si só, enquanto Levin (personagem de "Ana Karenina") se delicia com esse esquecimento no gesto, o que torna o prazer de fazer maravilhosamente alheio aos esforços da vontade.

Assim acontece em muitos momentos felizes de nossa vida. Livres do fardo da decisão e da intenção, navegando em nossos mares interiores,assistimos como se fossem atos de outra pessoa aos nossos diversos movimentos e admiramos sua voluntária excelência. Que outra razão eu poderia ter para escrever isto, esse irrisório diário de uma concierge que está envelhecendo, se a própria escrita não tivesse muito a ver com a arte da ceifa?
Quando as linhas se tornam seus próprios demiurgos, quando assisto, qual um milagroso ato inconsciente, ao nascimento no papel de frases que escapam à minha vontade e que, inscrevendo-se em folha apesar de mim, ensinam-me o que eu não sabia nem acreditava saber, gozo desse parto sem dor, dessa evidência não concertada, que consiste em seguir sem esforço nem certeza, com a felicidade dos espantos sinceros, uma pluma que me guia e me transporta.
Então, tenho acesso, na plena evidência e textura de mim mesma, a um esquecimento de mim que confina com o êxtase, e sinto a bem-aventurada quietude de uma consciência expectadora"
Muriel Barbery
e assim li,nas palavras dela, o que sempre senti.
..........................................................................................
Pois é
Ok. O cara vive com as orelhas em brasa. Todo mundo fala mal da figura. E você,que não o conhece, acha que tem um dedinho de exagero ali. Mas você vai descobrindo que todo mundo é todo mundo mesmo. Os chatos , os chués, os emburrados, os incompetentes,os legais,os exemplares,os bonzinhos, os que não falam mal nem do Arruda...todos.A galera quer mudar de divisão, coordenação, região, planeta só pra nunca ter que trabalhar com o cara.E você se pergunta, do âmago dos seus resquícios poliânicos, o que pode haver de tão errado com alguém pra ser tão genuinamente abominado assim. Aí você passa 10 minutos resolvendo uma pendência com ele. E entende. Ô dó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário