segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Areia
Ele me apareceu do nada. Perguntou um "Izabela Cosenza?" e eu respondi com um só sim e não dois, meio perdida. Aí ele começou a falar, falar, falar, como quem me dava orientações quase mecânicas sobre algo aparentemente importante. Entendia sim as palavras em separado. Mas não conseguia entender a lógica do conjunto e nem estava preocupada em entendê-la. Minha primeira preocupação foi juntar as mãos ao corpo no receio de estar ali sem roupa, coisa típica de sonho, e senti o tecido do vestido que dizem ser rosa e que para mim é lilás. Ou azulado. Ele falava e usava um terno quadriculado de azul e branco que mais parecia um pano de mesa de quadrados grandes. Quem usa um terno assim? Ele falava e eu olhava para quem passava e quem estava sentado esperando algo. Ele falava e eu reparava nos cabelos negrosgrisalhos ondulados e no olhar de ares de tio querido. Ele falava e eu sentia arrepios confortáveis. Ele falava e o chão gelava a sola do meu pé. Ele falava. Até que fez uma pausa e, olhando além do olho, me disse a única frase que eu realmente entendi. E meus olhos fecharam pra abrir já aqui. Espreguicei sem nem ligar pro sonho e disse em voz alta: ai, dormi. E espreguicei de novo na simplicidade boa e essencial de simplesmente dormir. E sorri como quem ganha um beijo ou um doce. Ai, dormi... =)
........................................................................
Idéias ditas vagas
As janelas, imaginação.
Faz alguns dias que não conversamos.
Eu,
comigo.
Célio Bernardo
........................................................................
O segundo post da Alicinha trouxe uma chuvinha de emails, assim, interessantes. Agradeço a gentileza dos comentários, já encaminhei os que chegaram pra ela e fica aqui um deles... =)

"Comentários imprórios sobre a carta da Alicinha
Você sabe que a Alice tá errada né?! rsrsrsrs
Na verdade não é nem de-todo-errada, apenas uma falha técnica. Não é que o curso não exista ou que ele tenha cabulado aulas ou que só tenha xerocado os três primeiros capítulos e lido enquanto enchia a cara e ouvia pagode... O curso existe e provavelmente foi cursado. O problema é que ele só vai até o 3° capítulo mesmo. Não existe um 4° muito menos um 5°. É claro que não existe... Nem no avançado.
O curso é facílimo, e você sabe disso. O problema é que muitas vezes ele forma canalhas (dessa parte vale a pena gargalhar). E eu nem acredito que seja o caso. O problema está no que vem depois. Os três primeiros módulos são chamados de "A conquista" e, como já te disse, não trazem qualquer mistério ou segredo. Claro que vc sabe que o difícil não é essa parte... A parte difícil pro cachorro sempre é saber o que fazer com o carro depois que ele pára. É normalmente aí que o trem desanda.
Parece que desandou mesmo, mas não culpe o aluno nem se faça de vítima. Não vale a pena "choramingar por mixaria" nem "reclamar do gosto de poeirinha fajuta na boca". Até porque só temos duas opções: ou a vida é uma bosta e feita "pra estragar todo mundo" ou então a bosta somos nós que não sabemos viver. Qual das duas opções é a correta? Eu não sei. O fato é que o gosto na boca é ruim do mesmo jeito.
Dito isto, não se iluda. Você não vai criar cascas, e sabe quais são os motivos? 1) Não está ao seu alcance; 2) Nós não somos imunes a nada; 3) Como a felicidade não parece estar ao nosso alcance, é a dor que nos dá a falsa sensação de que estamos vivos; ... 200) Criar cascas não resolve porra nenhuma (essa é a notícia boa).
Toda vez que cairmos, temos de aplicar o princípio de Lázaro: "levanta e anda". Na verdade a vida coloca um "e se fode de novo" que está implícito na frase. Mas é isso mesmo. Estamos aqui pra sorrir de nossas desgraças, fechar os olhos pras alegrias, e fazer festa em meio ao lixo.
Resumindo: a pergunta-chave pra tudo isso é: por que foi que eu não escolhi a pílula vermelha mesmo??? A dormência seria a única saída se nós soubéssemos como alcançá-la. essa seria a minha pergunta para o orákulo: como alcançar a dormência? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Chega né!?!?!?!
Bjs e tente dormir com uma bronca dessas :)
Baltazar"
Ai, Balta.... sensacional, meu bem!!!

2 comentários:

  1. Nossa...quanta novidade!!
    areia, janela, carta.
    Na ordem:
    - Adorei o texto poetiza. Voltemos às palavras que não precisam de contexto para serem lidas e admiradas.
    - Que sucinto esse Célio Bernardo: "Faz alguns dias que não conversamos. Eu, comigo." ... enfim.. se comentar: estraga. Então já está admirado.
    - UAU o comentário dos ouvintes. Baltazar sabe tudo. Sabe como ouvir, analisar e comentar. Quase merece uma coluna específica se escrever com frequência!

    ResponderExcluir
  2. coquine!!!
    que bom que gostou do areiasonhodormideira... =)
    simsim, célio tem um jeito com as palavras... das pequenas soltas aos grandes textos... aí a gente rouba,né?fazer o que...hehehe!
    mais um simsim, ave cruz que o Balta brilha... e voto demais a favor de uma coluna só pra ele.Seria uma honra! Só falta convencê-lo... e como vc é a rainha da persuasão... agora é sua essa missão! =)
    beijocafédeminutoprécinepóspago
    (aff que esse ficou comprido...rs)

    ResponderExcluir