segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Estômago
"Por um lindésimo de segundo
tudo em mim
anda a mil
tudo assim
tudo por um fio
tudo feito
tudo estivesse no cio
tudo pisando macio
tudo psiu
tudo em minha volta
anda às tontas
como se as coisas
fossem todas
afinal de contas"
Paulo Leminski (Distraídos venceremos)

"Quanto mais aprendemos sobre o mundo- quanto mais profundo nosso conhecimento- mais específico, consistente e articulado será nosso conhecimento do que ignoramos, o nosso conhecimento da ignorância. Essa, com efeito, é a principal fonte da nossa ignorância: o fato de que nosso conhecimento só pode ser finito, mas nossa ignorância deve ser necessariamente infinita.(...) Vale a pena lembrar que embora haja uma vasta diferença entre nós no que diz respeito aos fragmentos que conhecemos, somos todos iguais no infinito da nossa ignorância."
Karl Popper

"Ao acordar
lembrei da paixão
levantei
lavei o rosto
e assobiei uma canção."
Mário Pirata

"Por que sou do tamanho do que vejo
e não do tamanho da minha altura."
Fernando Pessoa

"Leia não para contradizer nem para acreditar, mas para ponderar e considerar. Alguns livros são para serem degustados, outros para serem engolidos, e alguns poucos para serem mastigados e digeridos. A leitura torna o homem completo, as preleções dão a ele prontidão e a escrita torna-o exato."
Francis Bacon
.......................................................................................
Quatro, de fato
Verdades. S no final. Mesmo quando emprego a palavra no singular sei que a leio e assimilo com S. Porque pra mim a verdade é sempre plural. Simone de Beauvoir diz que "A verdade é una; o erro, múltiplo." e discordo piamente da primeira parte da afirmação. A verdade não se confunde com o fato. Eu diria que o fato é uno; a verdade, múltipla. Penso que é a partir do entendimento do fato que as verdades são construídas. Construídas. Plural. Exemplo? Duas pessoas, mesmo fato, mesmo contexto e daí surgem verdades visceralmente distintas. A minha, como de costume, eu trago à tona e colho meus frutos e pago meu preço. Pago meu preço. A outra, que surgiu do mesmo fato, repousa guardada. Porque o meu entendimento respirou gravidade e pediu grito mas o do outro achou mais que natural ficar no escuro da gaveta escondido. Quem está certo? Quem está errado? Verdades. Cada um constrói a sua e age como pode (ou quer) a partir dela. Fato mesmo, verdade plural, atitude plural. E á, preço também plural. Também.
........................................................................................
Pequeno milagre
"Na sexta Deus olha pra você e diz: vai pra casa, filho, que esse tempo não é pra você.Você não é um escolhido. Aí o sábado chega e... toctoc... quem bate na porta? Hohoho... é o papai noel!!" ok, não dá pra explicar o contexto, mas o riso quase me jogou no chão. Juro que se algum dia eu morrer literalmente de rir vai ser culpa dele!
.........................................................................................

4 comentários:

  1. Verdades... muitas verdades iza... pontos de vista... estava eu ontem depois do ccbb conversando com amigos exatamente sobre isso... até citamos dois filmes interessantes... um até se chama ponto de vista... e o outro é o brasileiro... o homem que copiava... o brasileiro é muito interessante... durante todo o filme vc conhece a verdade do protagonista... e nos instantes finais do filme lhe é apresentado uma outra verdade que se completa com a primeira... por isso é sempre importante estarmos vigilantes aos nossos julgamentos de meias-verades

    \o/

    Bom diaaaaa.. beijusverdadeiros :)

    ResponderExcluir
  2. pequi!
    Ah, as verdades... as meias, as nossas, a do outro... que sejam variadas mas que não mudem com o vento da conveniência.E simsim, vigilância e não julgamento!
    "ponto de vista": excelente! minha média de putz por minuto durante o filme foi ridícula...hehehe!
    delícia boa é prosear no ccbb... acabei nem passando por lá...segui em outra missão...mas não passa dessa semana!! =)
    tenha um ótimo restin de dia, querido!
    beijoputz!

    ResponderExcluir
  3. é bem "luz" tudo isso. lúcido, claro. irradia brilho "pé-no-chão".

    ResponderExcluir