quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Quanto Chico é muito Chico?

...........................................................................................
Palavrinhas raras
"A cabeça é realista e sensata
O coração é cego e entregue
Um sabe bem o que mata
O outro mata o que o segue."
Ana Paula Mendes
A nossa Ana... coisa mais boa receber algo seu assim no meio da tarde, querida...
beijonocaute, meu bem!
..........................................................................................
Ai, deleites...

"Barulho dos primeiros pingos de chuva no telhado, céu azul de manhã na janela, chuva de noite e sol de dia, ter quintal, manga no quintal, lambuzar-se, sentir pingando pelo cotovelo o caldo da fruta, estar já cochilando e sentir os braços do amado puxando para perto dele, tesão, amar, acordar com o choro de bebê, sair correndo porque já estava com saudade, pegar seu bebê no colo, ver filhos crescer, o adolescer, orgulhar-se, se encantar com o simples, encher os olhos d’água, chorar de emoção, dar gargalhada, contrafilédetigre, boas surpresas, improvisar, transformar, olho no olho, mãe, aconchego, nutella, nutella, nutella, sorvete da palato direto no pote, ter irmãs, amar irmãs, nome da Fal no e-mail da irmã, amigos, muitos amigos, amigos em casa, viajar com amigos, sobrinhos, fotografias, fotos antigas, e-mails novos, planejar viagens, cachoeira, caminhar, mato, cheiro de mato, subir montanha, visual, brisa no rosto, ver o mar, barulho de onda quebrando, entrar no mar, sair do mar e ver de novo o mar, ajudar, ser ajudado, brilho nos olhos de um cego, Projeto, ter esperança, pedalar, cicloviajar, bicicleta nova, bicicleta antiga, bicicleta com dois lugares, cadeirinha de bebê na bicicleta, roça, cheiro de curral, andar descalço, casa simples, idéias, família, perdoar de verdade, musica baixinha, dirigir com música, música alta, Gonzaguinha cantando “O que é o que é?” , Tocando de Frente, Almir Sater, Oswaldo Montenegro, inspiração, saudade, tocar o coração de alguém, abraço sincero, sincronicidade, dividir, ter uma lista infinita de deleites... agradecer, escolher ser feliz.
Que nem a Rosí não conseguir parar:
mesa da casa da avó, primos em volta da mesa, risada, pão de queijo saído do forno, café mineiro, língua queimada, avó, A Vó, mexidão da madrugada, estórias, gargalhadas, loucuras, travessuras, o cômodo, medo de espíritos, vontade de ver espíritos, ‘rolé de motoca’, gente ‘feia’ que você olha direito e acha bonita, trovejadas em BH, jogar comida para os gatos no telhado, Natal, Ano Novo, passado feliz, presente feliz, dores superadas, desafios, vitórias, subir no primeiro lugar do pódio, chegar em último lugar na chuva sozinha empurrando a bike quebrada, humildade, inlcuir o nome do Bruno na lista dos ‘deleitadores’, respirar ar frio, ‘fumacinha’ saída da boca em noite gelada, gola alta, meia de lã, banho quente, banheira, carro ‘quentadinho’ pelo sol, suspirar, deleitar-se com o deleite dos outros...
Simone"

Ai, hermanita... nem me lembrava mais dos gatos no telhado... quanta coisa boa! =)

"Aq vão os meus. Bjos.

abraço, beijo, suspiro, sossego. beijo na fronte, abraço reconfortante. gargalhada, riso, sorriso. primeiros instantes de equilíbrio em uma bicicleta. ver desenho em nuvem. som do movimento dos dedos sobre as cordas de um violão. música. família. sobrinhas e sobrinhos, mãe, pai, irmão e irmã. tios e tias, primas e primos, vós, vôs. intimidade de quem te conhece. ir, dizer sim, dizer não. querer. deitar. palavras de outra pessoa, que disse aquilo que você nem sabia que era possível pôr em palavras. silêncio em paz ao lado da amiga, do amigo. riso ou choro com a amiga, o amigo. silêncio emocionado antes das palmas em uma apresentação. encontro, afinidade. casquinha: sorvete de limão e côco da bicota, colherzinha que passa no meio pegando um pouco de cada um. descanso. calandriê. pé na terra. pé na água. castelinho de areia. brinquedo. praia sábado de manhã. colo, cafuné.

Vá"
Humm... o sorvete da bicota, mininex... =)

Que maravilha Iza.
listar o agradável.
o que te faz levantar da cama.
e o melhor:
mesmo listando sabemos que a lista continua quase tendendo ao infinito.
aí vai:
Sorriso do LE. Sorrisos espontâneos. Sinceridade da criança ao dizer "não", você não pode brincar. Acenar e dar tchau para pessoas desconhecidas como se fosse uma despedida de amigos de longa data. Olhar a chuva. Deitar na rede, aconchegar-se e balançar quase como um feto em seu ninho. Andar sob a chuva pisando na terra ao som de passarinhos cantarolantes. Andar descalço na grama. Enlamear-se na fazenda. Ouvir o cantar de um passarinho que parece a iminência do estourar de fogos de artifícios. um céu estrelado sob o deck aconchegante do camping Taiuá no planalto central do Brasil. Colo de mãe. Aconchego de amiga, amigo. Conversar com alguém que te escuta. Ouvir alguém e acalmar uma angústia. Abraçar. Ver a esquadrilha da fumaça até doer o pescoço. Imaginar o sorriso do piloto ao ver a multidão acenando. Emoção de atuar em uma peça. Frio na barriga antes de entrar em cena. Tomar banho em uma cachoeira estupidamente gelada. Tomar banho gelado e no escuro de uma vila de pescadores. raspar a forma de um bolo depois de uma caminhada de um dia, pois o bolo já tinha acabado. Arriscar se perder e conhecer novos caminhos. Chegar para alguém que faz seu coração disparar e dizer o quão "gato" ele lhe parece. Ler crônicas do Veríssimo. Ouvir Elis Regina, Janis Joplin e Elza Soares em uma sequência interminável. Colocar "repeat" na música 'cangote' da céu. Comer só comida amarela depois de um fim de semana inesquecível. escorregar na pista de dança. ir com crianças ao parque. conviver com familias lindas e harmoniosas. Sentir saudades. Ter internet para matar as saudades. Andar a pé. Chegar a um destino a pé, de bike, de carona, de caminhão. Emprestar algo. Ver a utilidade das coisas. Compartilhar informações, sensações e impressões. Dormir na serra. Ver o sol nascer. ver o contraste das cores na natureza. Observar as diferentes tonalidades e a nuance que as distinguem. tomar água. tomar muuuuita água. saborear cada sabor de água mineral. barulhinho do andar em quartzo e areia em trilha na chapada. dizer bom dia ao invés de boa noite e vice-versa. sentir o vento no rosto, seja correndo, de moto ou em plena ventania. tomar café. superpreender-se com a cor intensa de um chá novo. vestir uma roupa passada. vestir uma roupa de algodão, mesmo que amassada. abrir a janela. comer milho e chupar a laranja descascada pela avó. passeio de moto. passeio de bike. aprender como funcionam as coisas. aprender através de um filme. aprender com o aprendizado dos outros. presentear. surpreender. dar flores. ver flores. gostar tanto de alguém e chamar-lhe de "irmão" ou "irmã". receber visitas. visitar. cozinhar em companhia. cozinhar para curar o coração. ser tratado com respeito. sentir medinho ao ouvir as palavras de uma tarológa. querer ler um livro para saber logo o final. ler palavrinhas emotivas em blog. ler e-mails de pessoas queridas. segurar folhinha de eucalipto nas mãos.
pronto. melhor enviar e me preparar para fazer essa lista diariamente.
Obrigada Poetiza!
Carol"
Coquinecoquine... haja palavras pra comentar seus deleites. Você É um deleite ponto. E vou parar por aqui pra não chorar. Obrigada por aquele minuto de ontem. Você nem imagina, meu bem. Ai, genebra is SO lucky...
............................................................................
Por que mesmo?
"Suponhamos que eu seja uma criatura forte, o que não é verdade. Suponhamos que ao tomar uma resolução eu a mantenha, o que não é verdade. Suponhamos que eu escreva um dia alguma coisa que desnude um pouco a alma humana, o que não é verdade. Suponhamos que eu tenha sempre o rosto sério que vislumbro de repente no espelho ao lavar as mãos, o que não é verdade. Suponhamos que as pessoas que eu amo sejam felizes, o que não é verdade. Suponhamos que eu tenha menos defeitos graves do que tenho, o que não é verdade. Suponhamos que baste uma flor bonita para me deixar iluminada, o que não é verdade. Suponhamos que eu finalmente esteja sorrindo logo hoje que não é dia de eu sorrir, o que não é verdade. Suponhamos que entre meus defeitos haja muitas qualidades, o que não é verdade. Suponhamos que eu nunca minta, o que não é verdade. Suponhamos que um dia eu possa ser outra pessoa e mude de modo de ser, o que não é verdade."
Clarice supondooerrado Lispector
............................................................................

2 comentários:

  1. Aiii chico e clarice... que dupla infalível.
    já dizia minha sábia amiga pernambucana Camila.
    Ainda bem que estamos sempre "revivendo", relendo e aprendendo com as palavras desses seres iluminados!

    Ana NoKout nocauteia até com palavrinhas.
    Nocateia coração nocauteado.
    Nocateia mente aberta.
    Parabéns Ana!

    Parabéns Iza

    ResponderExcluir
  2. duplinha avassaladora, coquine!!!
    depois te mostro a crônica dela sobre o encontro com ele...imagina só...
    simsim, analeveza. anasensatez. anatantacoisaboa...
    beijonocauterally! =)

    ResponderExcluir