segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Querer genuíno

Passei grande parte dos últimos anos usando meu tempo livre pra estudar pra concursos públicos. Já sou concursada, mas sempre cedia aos anseios (mais de fora que de dentro) de TER que passar em um melhor, de TER que ter mais dinheiro. E nas poucas fases que passei sem estudar, carregava uma culpa imensa. Essa culpa me impedia de me entregar por inteiro a qualquer outra atividade. Mas isso enfim mudou. Explico. Descobri que estava grávida no meio do "projeto Bacen" e de um jeito que foi ao mesmo tempo libertador e engraçado. De uma hora pra outra meu pique de estudo, que estava nas alturas, foi lá pro pé. Eu simplesmente não conseguia mais ir pra academia às 6 am, trabalhar 8 horas e depois seguir para o terceiro turno na biblioteca. Passei a sentir um cansaço visceral. Entrei em pânico, com direito a piti e tudo, gritando que era o peso da idade, me sentindo velha, arrasada e incapaz. Duas semanas depois descobri que a razão daquele cansaço e daquele sono não era a "velhice". Eu não estava velha, eu estava grávida. =). Esse episódio foi pra mim a última gota. Sei que tem gente que consegue trabalhar + estudar sem peso, mas esse não era o meu caso. Eu vivia frustrada e fingia que estava tudo bem. Mas não finjo mais. Decidi parar de estudar no dia em que peguei o beta HCG positivo. E me senti livre. Como se finalmente eu estivesse fazendo o que eu queria e não o que eu queria querer. Me senti livre. Sei que posso mudar de ideia a qualquer hora, mas agora eu quero viver outras coisas, sem pesos nem culpas. A gravidez veio, se foi, e quero me preparar sem pressa para a próxima que virá. Quero sentar no bar sem contar os minutos "perdidos". Agora tenho tempo para escrever mais. Quero ler mais. Estou redescobrindo o prazer de cozinhar. Quero voltar a desenhar. Quero cuidar melhor de mim. Quero viver leve.

Me sinto livre. Livre pra querer o que quero.
.........................................................................

6 comentários:

  1. Há apertos que nos ensinam espaços a serem preenchidos com a leveza. Há apertos que nos ensinam imensidões. Há sufocos que nos falam diretamente sobre os alívios. Que bom que assim é, e que assim seja. Que bom que você anda se reinventando. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e que bom que existe vc pra derramar poesia nas situações todas.

      valeu pela força, guilherme.

      =)

      Excluir
  2. que lindo. a maternidade te transformou e, mesmo que todo esse lado lúdico não fosse despertado, outro teria sido. parabéns. é lindo e encorajador... eu tbm estou apostando em uma coisa que era só hobby e paixão... agora é outro braço da minha profissão... :) coragem de viver mais leve, bem e feliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah, lê, que alegria seu comentário! a vida é simsim uma colmeia de "despertares", que nos abre para o novo o tempo todo. =)

      é a fotografia? se for, vc está brilhando.

      obrigada pela doçura!

      beijoluz e muita leveza p'c!

      Excluir
  3. Parabéns querida!
    Como é libertador a gente decidir e fazer o quer realmente quer.
    E vivam os desenhos! E vivam as palavras! E viva a paz interior!
    Vivam as comidinhas! ( quero tapioca! rsrsrs).
    Beijos minha amada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vivaviva, lalous!!!

      faço toneladas de tapiocas e mais p'c, queridinha. =)

      amo-te, hermanita.

      beijodoce

      Excluir