terça-feira, 18 de janeiro de 2011

des

Clarice Lispector

Só ontem percebi o quanto senti a falta dela. Acabei deixando-a um pouco de lado para dividir meu minúsculo tempo de leitura entre Saramago e Fal. Mas ontem, na exaustão boa do fim do dia, degustei que degustei 4 ou 5 páginas do "a descoberta..." e (ah!) adormeci cheia de saudade. Saudade gritante de Clarice. Clarice, Clarice, mil vezes Clarice. Saudade também de ler por horas, de transitar entre livros vários. Saudade de escrever. Muita. Mas sei que não dá para ter tudo e estou vivendo tanto de tantas outras coisas que não posso reclamar. O que posso fazer é negociar com a vontade e o tempo. É ler com gana cada linha que leio e me acostumar a não mais colocar no papel tudo que me vem. Parece bobagem, mas é um exercício maisqueárduo esse de desprendimento, esse deixar a palavra fugir. Mas é bom. Bom também. Desapegar um pouco de hábitos uns para deixar que venham outros. Bom também. Vontade e tempo. E deixo que Clarice fale por mim.
........................................................................
Mil vezes Clarice

Horas pra Gastar
"Eu mesma me surpreendo ao perceber quantas horas por ano tenho para gastar. Capacito-me de que na realidade tenho mais tempo do que penso - e isso significa que vivo mais do que imaginei. Isso se fizermos as contas das horas do dia, da semana, do mês, do ano. Quem fez o cálculo foi um inglês, não sei seu nome.
Um ano tem 365 dias – ou seja, 8.760 horas. Não é enganoso não, são oito mil setecentas e sessenta horas.
Deduzam-se oito horas por dia de sono. Agora deduzam-se cinco dias de trabalho por semana, a oito horas por dia, durante 49 semanas (descontando, digamos, um mínimo de duas semanas de férias, e mais uns sete dias de feriado). Deduza duas horas diárias empregadas em condução, para quem mora longe do local de trabalho.
Nessa base sobram-lhe 1.930 horas por ano. Mil novecentas e trinta horas para se fazer o que se quiser, ou puder. A vida é mais longa do que a fazemos. Cada instante conta."
Clarice Lispector
.................................................................................

6 comentários:

  1. :) bom ter que negociar o tempo por estar fazendo tantas outras coisas... e com certeza são coisas boas... ou não faríamos... :)

    Bom da o melhor de sí em tudo... e fazemos isso quando o tempo eh escasso... bom reaprender a degustar tudo :)

    Beijussss :)

    ResponderExcluir
  2. Nossa, q bom saber destas horas! ;))
    Valeu, mininex, beijos!

    ResponderExcluir
  3. A gente que teima em acelerar a vida... É só reduzir a marcha e degustar os instantes!

    ResponderExcluir
  4. degustemos pois, pequi querido!
    saudade sua!
    beijosumido

    ResponderExcluir
  5. mininex!!!
    e imagino só as horas intensas que vc deve estar vivendo por aí... coisa boa!
    espero sua volta pro tricô!
    beijo, queridinha!

    ResponderExcluir
  6. sim sim, shuzy... nada de pressa! e que a vida siga no ritmo bom das suas palavras nada inertes! =)
    beijo!

    ResponderExcluir