quarta-feira, 3 de abril de 2013

Ela
Dormi a noite toda. Depois de duas noites praticamente em claro, eu consegui abraçar o escuro que mora dentro do olho fechado e fui. Fui até a manhã seguinte, até acordar descansada. Aí o dia tem outra cara, o corpo tem outra energia e a mente tem outra entrega para a vida. Tudo mais leve. Leve do peso acumulado das horas nãopassadas da madrugada, classificadas como necessárias e imprescindíveis pela insônia, aquela que insiste em querer determinar o meu ritmo de digestão do tudo da vida. Eu não tenho pressa, mas a insônia tem. Ela me obriga a pensar agora no que eu quero deixar pra depois. Eu quero dar tempo, amadurecer ideias, achar instrumentos sensatos. Ela me sacode e vidra meus olhos em um show de slides obrigatório. Eu quero avaliar o quão grave a questão é. Ela é mais perspicaz e carimba, sem hesitar, "urgente" no que é relevante. Acabo armada, colhendo sugestões e colocando em prática 564 técnicas para atrair o sono. De nada adianta. Ela ri de mim quase que carinhosamente, assim, com o cantinho da boca. No fim das contas, ela só vai embora mesmo depois que eu respiro clareza e me posiciono. Aí sim. Ela passa a mão pelas minhas pálpebras e me deixa, levando consigo seus ares de dever cumprido. Eu reclamo de toda e cada visita. Mas confesso que começo a senti-la mais como amiga do que como qualquer outra coisa. Talvez sem ela meu entendimento levaria semanas pra chegar e as novas atitudes fariam aniversário em espera. Talvez a insônia saiba melhor. E talvez caiba a mim parar de lutar contra ela enfim.
...........................................................................................

2 comentários:

  1. Insônia... sei do que você está falando, mas, por favor, não acredite que ela gosta de você porque pede sua companhia de madrugada... às vezes a gente acha que é bom ceder, fazer amizade com o sequestrador, nessa coisa de síndrome de Estocolmo, mas não vale a pena. Tomara que o escuro da noite te abrace por dentro e você consiga ter muitas e revigorantes noites de sono. Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sábias palavras, isa...

      obrigada pelo carinho! as noites tem sido simsim mais tranquilas. =)

      beijodocedebomdia!

      Excluir